sábado, 22 de novembro de 2008

Tat Lo - Pakse

De volta ao Blogue :)

Da ultima vez que escrevi estava em Tat Lo...foi um dos sitios mais agradaveis onde estive. O dia da partida comecou cedo, eram 7 horas e ja estava em cima da bicla a pedalar pelo planalto do sul do laos. Ainda nao tinha decido onde ia, ou continuar pelo planalto ou voltar a pakse. Decidi continuar no planalto e se chegasse muito cedo a vila que queria pensava se continuava ou nao. O caminho foi muito engracado. Depois dos primeiros 10 km entrei por uma "estrada" de terra batida...mais uma vez a subir. Nao passava ninguem, mas tive encontros fabulosos...a priemira pessoa que encontrei foi um cacador com uma daquelas espingardas do seculo passado, mas do principio do seculo...fartou-se de rir qd me viu a transpirar numa interminavel subida como retaliacao tirei-lhe uma foto em que ele fez questao de se arranjar primeiro, endireitar a roupa e ficou maravilhado por se ver no visor da maquina...:)...o segundo encontro ainda foi mais bizarro...2 casais de holandeses, todos com mais de 65 anos, a descer mesma estrada de bicicleta....uma das bicicletas era daquelas tandem, com dois lugares...fiquei com uma certa inveja...estivemos um bocado a conversa e eles seguiram e eu tambem...o terceiro encontro foi uma mulher sozinha no meio do nada, com uma crianca pela mao, e a dar de mamar a um bebe e com duas grandes flores em cada mao...tentei tirar uma foto depois de lhe pedir, mas nao ficou grande coisa como foto, vale pelo momento. O terceiro encontro foi numa aldeia, com um grupo de mulheres a fumar de um cachimbo de agua feito em bamboo, foi girissimo, chamaram-me tirei fotos, experimentei a coisa e elas tiram-me fotos a mim...alias todoas as fotos que tenho minhas foram tiradas por "locais" depois de insistir que pegassem na maquina e nao tivessem medo...adoram tirar fotos e acabam por comecar a tirar uns aos outros...o quarto encontro numa estrada de 20 km foi numa escola onde estavam a jogar futebol e claro, qd souberam que era do pais do ronaldo e do figo tive que ir dar uns chutos na bola e marcar uns penaltis ... em grande estilo diga-se...:)...quando a estrada de terra terminou, terminou tb a parte mais engracada da viagem..a paisagem continuava bonita, cafe muito cafe, mas a estrada tb continuava a subir. O almoco foi op habitual nestas paragens...bananas, uns bolos chineses fora de prazo, cafe com leite e o que se pode arranjar...sempre que paro sou rodeado de miudos, e as vezes nao tao miudos fascinados com a bicicleta, a maquina e com o meu ar diferente deles, apesar de por estas bandas serem bem mais frequentes os falangs. A estrada era boa e raidamente cheguei a paksong. Depois de tantas subidas consigo andar muito depressa em piso plano, acima de 30 km/h habitualmente o que me faz sentir bem. Cheguei a Pksong, capital do cafe da zona, mas com pouco mais que cafe. Ainda era cedo. Sabia que para pakse tinha de ser a descer depois de tanta subida no sentido inverso e fiz-me a estrada. Estava embrenhado na musica que saia do Ipod, nos pensamentos bons e nem por isso e o que queria mesmo era fazer como numa musica " eu quero e correr mundo, correr perigo.." e continuei...parei mais uma vez numa das mais famosas quedas de agua do laos, mas como vos digo para mim quedas de agua nao passam de agua a cair e nao lhes acho muita piada, apesar de reconhecer que era bonita. Depois da queda de agua de comer e de tomar uma malga de cafe fresco meti o turdo e la fui eu ate Pakse, sempre sempre a descer, passando das plantacoes de cafe para de cha e depois para as ja habituais bananeiras e frutos tropicais...chegeui a Pakse as 4 horas depois de outra etapa de 120 km. No fim sentia-me bem, parei no meu restaurante indiano para uma nan de alho (delicia, que coisa boa..) duas chamussas e uma beer Lao como nao podia deixar de ser. Tentei o hotel da ultima vez mas so tinham quartos caros...estava cheio disse o dono. Qd ia a sair o empregado chegou-se a mim e disse-me...a uns ingleses que saem as oito da noite, se esperares ate la arranjo-te o quarto para hoje, mas nao digas ao patrao, ele vai ja sair. Nao podia recusar...:) fui a net por umas fotos e levantar dinheiro. Qd estava no multibanco reparei num turista sorridente a olhar para a bicla, mas nao liguei muito. Qd sai veio falar comigo entusiasticamente, como so os espanhois sabem. E o Anui, de Bilbaso. basco com orgulho que tambem anda a viajar de bicla. Qd soube que era portugues..." somos irmanos hombre!" juntou-se o estar-mos os dois de bicla com o sermos ibericos e ficou logo combinado jantar. com0 nao podia deixar de ser! As coincidencias nao acabaram, eu cheguei a BKK dia 7 de Out. Ele chegou dia 6. Comecei a pedalar em chiang mai, ele tambem. O trajecto foi quase o mesmo, e ambos estavamos a caminho do sul. Durante o jantar e ate hoje esta sempre a tentar-me convencer a ir ter com ele e pequim em Maio para fazermos a travessia da asia com tenda ate casa ... ja esteve mais longe de conseguir.....:)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tas tramado,

Tas contaminado pelo virus da viagem,

Q eu saiba ainda nao inventaram vacina.

Prevejo tempos de agonia qd regressares!