quinta-feira, 14 de maio de 2009

BKK

Decidi depois de 6 meses voltar a escrever aqui. Apenas agora escrevo sobre os últimos dias em Bangkok e da viagem de regresso. Já passaram mais de 6 meses, muitas das memórias já começam a ficar esquecidas, muitas outras continuam e vão-se modificando, crescendo ou diminuindo, ganhando contornos que se vão moldando às fotografias que revisito frequentemente.
Se não me engano a última vez que escrevi ainda estava em Pakse no Laos, tinha terminado as viagens de bicicleta e voltava aos transportes convencionais….trocas de autocarros, preso a um banco horas e horas de viagem….Definitivamente parti do Laos e cheguei à Tailândia…tinha a viagem de avião marcada, mas devido aos problemas eu aconteceram em BKK todos os aeroportos estavam fechados…tive de ficar sem saber se haveria voo preso no Laos por uns dias, até que desisti de esperar e arranjei um autocarro para voltar….como é de esperar de alguém que esta habituado e decidir a hora da partida…cheguei em cima da hora ao autocarro…e tive de deixar toda a gente à espera enquanto desmontava as rodas da bicicleta…Parti num autocarro apertado, sujo, mas muito bem disposto…parti às 3 da tarde, naquela altura do ano anoitece às cinco…vi o meu ultimo pôr-do-sol através de uma janela poeirenta, aquela luz alaranjada dos trópicos, suave mas forte e filtrada pela poeira a acompanhar as ultimas musicas, mais uma viagem dentro da própria viagem, um tempo sem tempo, uma ausência do mundo que se vê pela janela, as últimas conversas improváveis com alguém também perdido no mundo, mesmo sendo missionário, parecia bem mais perdido…a luz, a companhia enquanto a paisagem avança em direcção à Tailândia.
Chegar à fronteira e a confusão habitual, visto, passaporte, dinheiro, bagagens e a bicicleta…cuidado com a bicicleta!! E com a habitual eficácia tailandesa passei para um autocarro espaçoso, tinha uma cama como assento, lençóis lavados, água, comida e ate casa de banho….entrei na noite e pouco depois entrava em BKK, cheguei eram quatro da manha…pior hora é difícil….
O Laos é subpovoado e BKk e sobrepovoado…parti de uma estação de autocarros com 3 lugares e cheguei a uma com centenas de autocarros e milhares de pessoas em movimento. A Ásia é um local de extremos. Poucos minutos depois tinha as rodas e as mochilas montadas na bicicleta, pude voltar a ligar o GPS e parti mais uma vez por BKK. As notícias de confrontos nos últimos dias não eram animadoras. Uma das imagens mais fortes desta viagem foi a chegada a BKK, horas a percorrer uma cidade semidesértica ao amanhecer, volta e meia passava por grupos de militares, muitos em frente ao palácio presidencial, mas nem por verem um ocidental de bicicleta, com um ar um pouco acabado alteraram as suas rotinas. Era a chegada antecipada ao ocidente, onde tantas vezes passamos sem sermos notados, sombras mesmo durante a noite.
Chegar a BKK é sempre bom, tanto na chegada como na partida. É voltar a um ambiente conhecido mas não muito, sempre com surpresas mas também com muitas rotinas….cheguei parei na rua do costume para uma panqueca e um sumo de tangerina para o pequeno almoço…khao sam não para J
Pequeno almoço foi seguido da procura por um hotel razoável (melhorado…) um bom banho e de dormir enquanto via um filme….BKK já não estava tão quente…quer dizer já se conseguia andar com calças à noite…tirando isso tudo igual…o transito, a poluição, as orquídeas, os cafés, a comida, os sumos e as pessoas..de todos os lados de todas as formas e feitios de todas as cores. Encontram-se os turistas em busca de aventura, em busca de praia, em busca de cultura, em busca de sexo, em busca de drogas, fundamentalmente em busca…
Os últimos dias foram vividos intensamente, pelo menos foram muito vividos e revividos várias vezes, foram também dias de reflexão, dias para pensar em quase tudo…para me perder e para me voltar a encontrar….o resto continuo outro dia….