quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Veng Vieng - Vientiane

Depois de escrever durante duas horas e ter perdido tudo o que escrevi, estar a espera de conseguir por uma foto nova mas ainda nem sequer consegui copiar as fotos para o computador, ganhei coragem para recomecar...
 
Veng Vieng, foi o sitio ideal para descansar da montanha. Fica num vale, junto a um rio atravessado por inumeras pontes de bamboo e rodeada de montanhas. Fica na rota Vientiane- Luang Prabang e como fica num, lugar bonito acabou por ser um sitio de paragem, principalmente pelos backpackers. Agora ja nao e bem Laos, e uma aldeia turistica, num sitio muito bonito mas com muito pouco de Laos. A grande atracao de Veng Vieng e o Tubbing, ou seja enfiarmo-nos numa camara de ar de camiao e descer o rio...e ha dezenas de turistas que vem da tailandia ao laos apenas para isto...mas continua a ser bonito e tem boa comida, guest houses simpaticas e a bom preco e cafes especializados em fazer passar o tempo...cada um passa uma serie ou um tipo de filme, um passa family guy o dia todo, outro simpsons, outro friends, outro filme de accao, outro filmes mais serios, comedias.....para todos os gostos...bem depois da roupa lavada, ja descansado e alimentado era altura de partir. 200 km plano era 100 para cada lado, mas acabou por ser diferente, 120/80, e ja la vao 1395 km. A viagem foi sem problemas. A primeira paragem do primeiro dia foi para comprar melancia na berma da estrada, que demorou 1/2 hora a ser escolhida. Qd viram que eu ia comer ali a melancia, decidiram cortar em cubos a melancia para por num saco de plastico, qd viram que era um bocado palida cortaram mais uma e fiquei com duas melancias ensacadas....comecei logo a comer aye sentir umas picadas nas pernas...estava sentado em cima de um ninho de formigas e foi uma seca, estava cheio de formigas...recomecei a pedalar com um saco de melancia pendorado e a sacudir as formigas...despachar a melancia foi facil, metade para mim metade para uns miudos que ficaram radiantes, ja as formigas as vezes ainda penso que tenho algumas...Bem la arranjei um sitio bem bom para dormir e com restaurante. Uma maravilh,a mesmo, tenho ficado nestes ultimos dias em sitios bons...para as minhas espectativas...qd acordei..outra vez pneu em baixo! seca! Alguma coisa tinha que estar mal....3 furos seguidos, semelhantes em 4 dias qd nao tinha tido nenhum naquele pneu....depois de muito procurar la encontrei um vidro espetado, que devia entrar mais qd recebia alguma pancada de um pedra ou terreno mais acidentado...ainda por cima o pneu ficou um bocado danificado...mas acabou por ser roda, pneu, camara de ar, procurar furo, lixa, cola, secar, fazer pressao, roda, pneu, camara de ar e estava pronto para seguir novamente. Ainda andei a procura de uns budas que nao encontrei e pus-me a caminho de Vientiane. Cheguei cedo, a tempo de pequena refeicao antes de procurar guest house. Fiquei mesmo no centro virado para um dos principais Wat, num quarto com varanda e tudo. A  primeira coisa que a dona me perguntou era se tinha vindo para ver a festa/celebracao que estava a acontecer e que ia durar ate ao dia seguinte, no Wat principal. Foi so tempo de tomar banho e mudar de roupa e ja estava em cima da bicicleta a procura do wat principal. Estavam milhares de pessoas, era um misto de feira e de festa religiosa, se se estav perto do templo ea uma festa relegiosa com milhares de pessoas em volta da stupa (estou a por algumas fotos hehe), vim depois do sol se por para comer bem e dormir. Acordei e depois de uma tentativa frustrada para escrever na net (esta e a terceira...) fui outra vez ao Wat principal e decidi tomar um cafe num cafe mesmo, so servia cafe, pedi um expresso. Passado umbocado chegou uma pessoa de bicicleta, que tambem anda a viajar, depois de eu ficar a olhar para a bicicleta dele e ela para a minha tomamos um cafe. E o Sylvestre, Polaco, anda a viajar ha um ano e 3 meses, esta e a quarta viajem de bicicleta de longa distancia. E padeiro, trabalha sem parar uns dois anos e depois vai viajar...bem tomamos 3 cafes seguidos poruqe estavamos os dois com saudades de um bom cafe...combinamos, pensei eu encontrarmo-nos para jantar pensei eu. Eu fui tratar do visto, que foi facil, tentar mais uma vez net sem sucesso, almocar e dar uma volta. Vientiane apesar de capital tem assim o transito da Regua, ou do Marco, tudo corre devagar, nao ha engarrafamentos, poucos carros e ao contrario da imagem que eu tinha parece-me uma cidade bem mais bonita, arranjada, limpa, com edificios antigos moderadamente arranjados, muitos templos, muitos turistas tambem mas agradavel. Ao fim da tarde voltei ao Wat principal e fiquei ate depois de cair noite...estava muito bom para tirar umas fotos...cheguei tarde ao meu encontro mas ele estava na net. Primeiro fomos beber uma cerveja, mas eu pensei que ele nao tinha jantado tal como eu, mas depois percebi que nao que ele pretendia comer e fomos andando eu a pensar que ia a procura de restaurante e ele a caminho do wat principal....a meio do caminho confirmei a mochila e nao encontrei uma das carteiras, a com mais dinheiro e tinha pouco na outra...nem dava para um jantar....ainda por cima ele quis beber outro cafe e eu acompanhei claro, qd voltei e me apercebi que sempre tinha a carteira ja era quase uma da manha e estava tudo fechado, ate a minha guest house...tive que bater a porta...bem valeu pelas fotos, passei uma fome...ainda por cima com fome e depois do cafe mal consegui dormir....hoje tb foi dia de "trabalho" organizar vida nos ultimos dias, tentei arranjar aviao mas tenho que desmontar bicla que e uma seca, autocarro nao ha amanha mas hoje, decidido estava...parto dentro de duas horas com destino a Pakse de autocarro, sao 650 km ...ia demorar 5 ou seis dias e o tempo esta a ficar curto...tem de ser, mas tb vai ser bem reexperimentar autocarro, ja andei de bicicleta claro, tuk tuk, mota taxi, barco e agora autocarro. 
Ate Pakse

4 comentários:

Anónimo disse...

carlinhos depois da nossa longa conversa via msn li o teu blog a tua viagem continua, e que corra tão bem como até aqui mas se não houver furos melhor! beijs.

Anónimo disse...

olá, que inveja ....... tomaramos nós também aí estar....continuaçao de uma boa viajem .
Que o autocarro nao tenha furos.....aguardamos o regresso para ver as fotos.Comprimentos do pessoal do Marco.....Até breve.....

Anónimo disse...

Carlos:
Até fico cansado depois de ler os teus relatos!!
Bjs, felicidades e saudades do teu Pai

Anónimo disse...

rapaz
tu pedala q ja falta pouco
para embarcares.

Abraco e ve se das um salto
por aqui.

Manel