quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Primeira viagem...mas de comboio ainda

Finalmente comeco a serio a viagem! A primeira etapa foi desde o hotel ate a estacao. Comprada a bicicleta, utilizei pela segunda vez o GPS para chegar a estacao. Fiquei com a certeza que vou ter de deixar algumas coisas pelo caminho...tal como eu tinha previsto a velha mochila (eu disse que era melhor nao trazer...nao me dei ouvidos...), que apesar de meia desfeita, ja conhecia bem estas paragens; e os primeiros 2 livros. Deixar os livros custa mais que deixar a mochila....sempre sao do murakani...a sorte e que ja os tinha repetidos por isso ....Nao e que custe pedalar, a bicicleta e altamente e muito leve, simples, sem suspensao para nao haver avarias e sem travoes de disco porque no laos ninguem ia conseguir arranjar se tiver algum problema, mas robusta. O problema e o equilibrio, que tem de ser perfeito nas avenidas de 5 faixas de bangkok, com mais carros, motas, bicicletas e pessoas numa avenida que no porto inteiro. Na verdade a primeira dificuldade foi descer dois andares do hotel com a bicla montada...um filme...e que elvadores nem em sonhos existemt ainda por aqueles hoteis, nem hotel, guest house que e bem diferente. O peso era tt que a roda da frente quase levantava, e sem peso a frente e mais facil ela derrapar com o pneu da frente. La cheguei a estacao, e e sempre engracado entrar por la dentro de bicicleta. Fui comprar o bilhete para a bicicleta (90 bats +/- 2 euros) e ficou no vagao de carga, sempre com sorrisos de curiosidade de todo o povo...de rir!. Achar o lugar foi facil, e como pessoa de sorte q sou, tinha dois lugares para mim. Apos mostrar meia duzia de vezes o bilhete, o que demorava sempre algum tempo a encontrar...ou estava nos bolsos das calcas, ou na parte de cima da mochila, ou num dos bolsos...enfim.
Pouco depois de partir, chegou a ementa para a viagem...sim que aqui e assim, nao e como na cp que tem um bar rafado com sandes de ontem. Tinha 5 pratos diferentes, e dentro dos pratos cado um com 8 variedades de acompanhamentos diferentes...e para o pequeno almoco, 5 menus diferentes tb...um luxo. Da primeira vez q andei num comboio na tailandia com medo do desconhecido nao pedi o jantar e comi umas bolachas...mas agora ja sei...galinha com molho de ostra+ galinha com folhas de basil, sopa e de sobremesa duas rodelas de ananas! uma delicia. Pouco depois virem fazer a cama, e fiquei com uma cama muito confortavel, muito limpa...mas sem sono...la tive de comecar 3 livro....Mario Vargas LLosa - O Paraiso na outra esquina. Muito bom, mesmo, devia ser lido por muita gente que conheco. Tb nao era de esperar outra coisa, todos os livros que me foram oferecidos pela Margarida (tia) sao bons, como literatura tem sido a pessoa que se calhar tem acertado mais vezes e espero sempre pelos anos para receber outro e muitas vezes conhecer novos escritores. Gosto imenso de ler, mas sou exigente e nao percebo como se perde tempo a ler maus livros com tt livros bons por ler...Tb nao gosto qd os livros me tentam ensinar coisas sem me permitir descobri-las...bem chega de livros. Depois do pequeno almoco Chiang Mai!! e a foto da praxe na estacao montado na bicicleta!! Depois fui buscar um mapa, esta e primeira vez que ando sem guia, imaginem um turista na tailandia sem lonely planet! meus deus devo passar por louco aqui...mas pronto escolhi uma zona que parecia ter muitos hoteis e pus-me ao caminho...acabei por encontrar uma casinha com um patio, com uns quartos muito agradaveis por cima e supermercado mini ao lado e tudo por 120 bats! claro que essas coisas de agua quente, A/c, nao existe mas e mais q aceitavel..e banho de agua fria so faz bem e tenho q me habituar...Depois do banho, de descer e beber um cha quente, de ver o mapa, quando vou a sair na bicicleta carga de agua tropical, daquelas que varrem as ruas mas demoram 5 minutos...
resto do dia foi passado a percorrer as ruas e visitar os templos da zona, conversar com meia duzia de monges (...ja nao posso ouvir falar do ronaldo..ate aqui..., mas tirando isso e interessante- estive a falar com um monge (ou novico, nao percebi bem, de 24 anos em espanhol, frances, um bocadinho de italiano, ingles e ele ainda sabia mais umas linguas, sabia mais de Portugal q alguns portugueses..pelo menso sabia onde era a capital, qual a segunda cidade, o pais vizinho, e que tinhamos andado a navegar..nao percebia era porque tt energia a navegar por especiarias...), beber uma cola volta e meia e conversar com os turistas da mesa ao lado, tirar umas fotos...essas coisas..mas isto dos templos e um bocadinho tudo igual, principalmente se for na cidade...(tenho q sair das grandes cidades) fim do dia com comidinha boa mas que me fez quase chorar de picante. amanha devo ficar por aqui para andar a volta da cidade, passeios curtos para depois me por a caminho do laos e para ver o mercado da noite..hoje estou estafado..nao dormi e andei o dia todo e era ou isso ou escrever isto...vou devagar sem pressas, sem horarios, sem dar satisfacoes...e agora termina o dia...
Tenho lido os comentarios :), continuem...apesar q daqui para a frente o acesso a net tv va ser menos frequente, enquanto na tailandia ok, no laos logo verei.

1 comentário:

Anónimo disse...

Então esse equilibrio..ai, ai!!!
Beijinho e boa pedalada ate a fronteira. A partir dai é que começa!!!
(Lu + Maria e Carol)