terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vieng Phoukha

Terminda a Gibbon experience e parti de bicicleta em direcao a Luang Nan Tha...nese dia ja tinha andado meio dia pela floresta e ja estava cansado e sabia que nao ia dar para chegar pelas montanhas, a distancia era de 120 km e pelas montanhas e a subir...mas tambem sabia que podia ficar em Vieng Phoukha, quer era so a 55 km e fazer o resto no dia seguinte...cheguei la pelas 4 da tarde e fui para a melhor guest house da zona (2,5 euros noite) la tomei o meio banho de balde, procurei roedores e nao encontrei, nem insectos rastejantes...ja nao era mau...estava roto e fui comer...bem estou um perito em comer com pauzinhos e com as maos tambem qd e necessario mas estou um bocado farto de comer ao pequeno almoco, almoco jantar sopas com massa e pedacos e carne e vegetais, se bem que algumas ate seja, boas, mas consegui umas batatas fritas! Ole! e li o guia...se esta terra tinha guest house devia ser por alguma razao...e tinha...no fundo dizia...quem quizer ter uma experiencia genuina da vida das tribos, fora do roteiro turistico, passando por tribos que nao devem ter sido visitadas mais que duas 3 vezes nos ultimos anos, entao, apesar de remoto e de difcil acesso Vieng Phoukha e o melhor ponto de partida! ole...nem pensei duas vezes...pus-me a caminho claro...no dia seguinte fui ao posto de ecoturismo e nesse mesmo dia estava a partir com o meu guia para as tribos e selva...muita selva...e que selva...Atravessamos montanhas e rios, ou por pontes improvaveis como pelo leito do rio..do nada apareciam pequenos campos de arroz de montanha e primeira paragem a serio foi numa casinha (casa refere-se a umas taboas com tecto de colmo claro) e paramos para conversar com uns camponeses e comer pepino...bem o pepino estava a dar..e nao sao como os nossos apesar do sabor ser igual sao do tamanho de meloes, e comem-se como meloes...bem mais umas fotos e partimos..selva selva...rios rios...e primeira paragem divertida..tirar fotos a borboletas e tomar banho no rio...na aldeia nao se toma banho...claro...nao ha propriamente agua canalizada...depois foi...o recuar 500 anos...fiquei numa aldeia akha...quase toda a gente ainda usava as roupas tradicionais...caes, porcos, galinhas, vacas e pessoas em harmonia...uma civilizacao dentro de outra civivlizacao....os akha vieram do tibet no sec 17 e ficaram pelo norte do laos, sul da china, birmania e norte da tailandia, sao animistas e nao budistas e tem um conhecimento incrivel da floresta....bem foi demais...muito muito genuino...as criancas ora olhavam para mim, ou fugiam...os adultos tb, era o unico branco nas redondezas...para jantar matou-se uma galinha e a comida nao era ma...e bebeu-se aguardamente de arroz que diziam ter 70 graus...na casa ao lado um casamento! bem devo ser uma pessoa de sorte mesmo! mas nao pude participar nem ver...os espiritos da floresta podiam nao gostar...bem estes dois dias foram tao ricos em coisas novas que nao tenho tempo (nem paciencia) para contar tudo...a noite foi bao, tirando um pormenor...como e que uma pessoa faz quando precisa de fazer xixi...bem aguenta ate amanhecer! e amanhece cedo por la...o raio das galinhas eram as dezenas a cantar la para as 4 da manha, ate as 6....depois demais um pequeno almoco de sopa de massa tive sorte...o chefe da aldeia autorizou e la fui eu para a festa de casamento que dura varios dias...para alem da comida havia muita aguradente de arroz e nao demorou muito a estarmos todos a fazer bolas de arroz, sticky rice (quem quiser saber o que e este tipo de arroz pode ver na net...), e atirar uns aos outros com todo a forca...de rir, arroz a voar por todos os lados e tudo a rir e a beber...o resto conto qd chegar...
Depois hora de partir...e eu que nao acreditava que tinha 70 graus...bem nao me lembro de estar assim...eu e o guia choramos a rir pela selva e bem caimos varias vezes, mas caimos mesmo, uma vez por uma encosta, sorte e que a vegetacao e tanta que nao da para escorregar muito, tanto eu como ele acabamos por virar o barco...mas foi de rir aquela viagem ja nem me importava com as sanguessugas nem nada ainda choramos a rir de uma cobra por ser pequenina e nao meter medo a ninguem...acabamos a tirar sanguessugas e no fim da caminhada novo banho, e paramos junto de uns pecadores e fizemos churrasco ali no rio e bebemos mais aguradente de arroz! acabamos por chegar a Vieng Phoukha e consegui mais uma vez batatas fritas!! e dormi como uma pedra...literalmente cai para o lado...
As viagens de bicicleta conto amanha, vou ficar uns dois a tres dias em luang nan tha a descansar destes dias e a responder a mails :)
Estes 2 dias renderam 120 km, tendo feito ate agora 522 km no total, bicicleta impec

4 comentários:

Anónimo disse...

Aguardente de arroz, espiritos da floresta, stiky rice, sanguessugas nos dedos dos pés, 522km de pedalada......and so on! :) estás no teu território! Beijinho.
Lu.

Stef disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stef disse...

Incrível. Grande grande viagem. Essas experiências todas estão quase ao nível de uma tarde passada na segurança Social da Rua do Rosário. Quase! Água Ardente com 70 graus deve ser puxadinha. Os dEUS tocam hoje no Sá da Bandeira. Prometo beber uma cerveja, com bastante menos graduação, por ti.
Abraços

Anónimo disse...

Carlos:
Que grande aventura!!
Cuidado com os excessos!!
Beijos e saudades dos teus Pais