sábado, 25 de outubro de 2008

Luang Nan Tha - Muang Sing - Luang Nan Tha

Depois de um dia a descansar em Luang Nan Tha, decidi mudar o plano e partir para o extremo norte do Laos, junto a fronteira com a China - Muang Sing. O Objectivo era poder ver novamente mais tribus remotas e fazer outra caminhada pelas montanhas....
Parti cedo, depois da chuvada habitual da manha. Como eram so 60 km ia descansado, tinha tempo de sobra e devia chegar ainda para o almoco. Ate agora as estradas tem sido impecaveis, tanto na Tailandia como no Laos, mas mal entrei na estrada para Muang Sing as coisas mudaram...nada que um Portugues nao esteja habituado, mas mesmo assim...ou passava por zonas lunares de tantas crateras, ou zonas de lama....mas o piso nao foi o pior, apesar de perder tempo...dos 60 Km 40 eram constantemente a subir...quem conhece a IP4, abe que depois de atravessar o rio ovelha encontramos uma subida, e aparece uma placa a dizer inclinicao de 6%...aqui tambem tinha placa...10%...
Mas o pior ainda estava para vir...comecou a chover...primeiro pouco...depois a monsao...a chuva era tanta que nao conseguia ver mais de 20 metros...estava longe de ambas as cidades, sem abrigos...alias esta foi a primeira viajem onde nao encontrei frequentemente barraquinhas a vender gasolina em garrafas ( o habito de ver estas coisas faz-me esquecer o tao piturescas que sao), nao havia aldeias perto, apenas selva selva, montes e montes, sempre a subir...fiquei completamente encharcado...mas como raramente estive...o diluviu abateu-se de uma maneira...e nao tinha outra coisa a fazer que seguir em frente...(devia ter comprado um impermeavel...)Depois do km 40 comecou a descer, estava na outra encosta da montanha e a chuva parou...o primeiro restaurante que encontrei apenas tinha bebidas frias, snaks chieneses de camarao (so pelo desenho e que se podia chegar la, porque sabia terrivelmente) e uma empregada que ficou aterrorizada qd me viu por nao saber o q fazer....la bebi duas cocacolas para recuperar energia e parti novamente, agoa com outro animo, parecia que as subidas tinham teminado e tinha parado de chover, mesmo assim estava encharcado, como temos de ter sempre pensamento positivo [ensei que tinha pelo menos a roupa parcialemte lavada, principalmente os calcoes que estavam imundos de lama, ficaram como novos, e as sapatilhas recuperaram a sua cor original.
Depois de uma curva apertada, campos de arroz a perder de vista, tinha chegado ao planalto de Muang Sing, o sol que eu ja tinha perdido a esperanca de ver voltou a aparecer e em poucos minutos estava seco, como se nada tivesse ocorrido...Acabei por chegar e ainda a tempo do almoco, la comi dose dupla para recuperar forcas e fui procurar onde ficar a dormir.
O Objectivo era chegar as tribus, mas no dia seguinte continuava a chover sem parar...e tive juizo...enfiar-me na lama ate aos joelhos nao e coisa que me agrade muito...desisti...e o dia foi ok, foi andar descansado pelo meracado, tirar umas fotos ao pessoal que passava e aos campos de arroz e aos trabalhos nos campos de arroz e acabou por ser engracado..as pessoas das montenhas descem volta e meia a cidade para comprarem algumas coisas e venderem os seus produtos, pelo que acaba por ser engracado estar sentado a beber um cha, ler um livro ao fim de tarde e ver desfilar a minha frente uma quantidade de pessoas de varias tribus diferentes, muitas delas ainda usam as roupas tradicionais o que da um colorido muito interessante, a paisagem ja de si bonita...No fim do dia reparei que o pneu de tras estava vazio!! Bem la tive que por um remendo na camara de ar e fazer revisao ao pneu...tinha qq coisa espetada, muito pequena, que nao se via so se sentia com o dedo, e ainda bem que descobri, pois sempre que remendasse ou colocasse camara de ar nova teria outro furo....
O dia de hoje foi o de volta...e foram 40 km a descer :) e sem chuva :) pneu ok:) e preparar o dia de amanha...pelo caminho tive um encontro engracado...uma rapariga a fazer o mesmo que eu! ia o inicio da subida e ja estava com um ar acabado...nem deu quase para falar, ela nao queria perder o ritmo (como eu a compreendo..)e eu nao queria perder o embalo :)

No total nestes dias fiz 150 km, 60 para cada lado, mais uns 30 de passeio, ja passeio o km 650 (estou sem o conta km comigo) e continuo OK.

PS - o mais divertido do Blog e ler os comentarios :)

2 comentários:

Anónimo disse...

entao meu

tou so a fazer o teste a ver se e desta

Anónimo disse...

entao meu!!!

finalmente consigo falar ctgo. tenho lido o teu diario mas nao conseguia enviar qq msg. enviei-te um mail.
Tens pedalado que nem um leao. como ta a correr isso. ainda voltas?!!
Abraco, assim q receber o meu primeiro ordenado compro net.
amanha vai nevar.
Ab! tenho de ir...