terça-feira, 14 de outubro de 2008

De Chiang Rai ate Huay Xai (Laos)

Cheguei ao primeiro destino no Laos e nota-se logo a diferenca na maneira como somos tratados...no lado tailandes indiferenca completa na fronteira, no lado do Laos fartaram-se de rir e brincar ao ver-me de bicicleta....

A viagem foi a mais agradavel de ate agora, sem grande subidas ( tb sem grandes descidas e verdade...) mas deixei as estradas grandes e fui pelo meio dos campos de arroz que ainda estao por colher...A escolha desta altura do ano para vir nao foi ao acaso...esta a acabar a estacao das chuvas e ainda nao comecou a epoca alta dos turistas...como os campos ainda tem agua o arroz ainda esta verdinho, por colher, (eles fazem um coisa engracada plantam o arrroz com semanas de intervalo, assim nao tem de colher tudo ao mesmo tempo e vao colhendo ao longo de um mes +/-). Fui passando por varias aldeias e a medida que me aproximava da fronteira eram mais pequenas, mais rusticas (estao uns americanos aqui ao meu lado que me estao a irritar, nao param de falar e so dizem estupidezes...). Fui sempre andando bem e tinha previsto 70 km por isso ia nas calmas. Parei pela primeira vez para comprar umas uvas que depois percebi vinham da china e beber uma cola e uma agua, a segunda paragem foi muito mais engracada. Estava eu a passar o Km 50 do conta Km qd reparei na primeira placa que apareceu com o nome da terra que queria, na fronteira, Chiang Khong (lado tailandes) e placa marcava 60 Km!! decidi que precisava de comer qq coisa...mas estava bem no meio do nada...passado um bocado encontrei uma casa, barraco, cabana..nem sei, eram umas estacas com um telhado de colmo e umas mulheres la dentro, a primeira coisa que reparei era q tinham bebidas o que ja nao era mau...e tb tinham comida ! e uma das mulheres falava ingles! A primeira coisa que perguntou era se queria comer a segunda foi se queria uma namorada tailandesa :) disse que sim as duas mas a namorada nao aparaceu...ia-me rir se aparecia mesmo alguem...ia ser bonito. A mulher disse-me que era dia de sorte, que havia carne de porco (primeiro perguntou se podia comer...esperta) e eu perguntei o que podia fazer...estava a espera de um arroz com porco frito, mas saiu uma sopa com massa vegetais e porco cozido....surprendentemente estava bem bom, ou pelo menos parecia......o dificil foi comer com dois pausinhos sopa com massa e carne! mas la consegui..tb provei a salda de manga (alem de manga tem n vegetais, molho muito muito chili - mulher disse que o chili sabe bem e faz transpiar a entrar e faz arder a sair...segundo ela alem de arder tb faz o que ela chamou efeito ventoinha, de rir, disse que ate me podia ser util a andar de bicicleta !! bem quase choramos a rir ali no meio daquele barraco rodeado de campos de arroz e montanhas) e ela a minha sopa..passado um bocado era ja comida comunitaria e fomos comendo, no fim uma toranja deliciosa e duas bananas...elas nao acreditavam q tinha vindo de bicicleta desde chiang rai, e nao acreditavam q chegava aqui hoje...acabei por ver as fotografias dos filhos dela e tentar explicar porque e que ainda nao tinha filhos....da proxima digo que tenho e estao com mae em casa que simplifica muito as coisas...
Depois de muito pedalar la cheguei..pelo meio fui ultrapassado por um autocarro com um suico com quem jantei ontem..ou melhor ele veio ter comigo ao mercado da noite e acabamos a conversar e a beber meia duzia de cervejas, meia duzia nao 4 que cada uma tem quase um litro! mas estava calor e a comida que era deliciosa era tb picante (fogo q mercado...ainda mais bonito que de chiang mai e com imensas coisas giras...mas pouco praticas de carregar de bicicleta, tirando o insenso que me acompanha sempre desde o inicio, este muito bom).

Bem depois de comer na fronteira atravessei o mekong! o mekong e um rio quase mitico por estes lados. nasce na china, passa um bocado pela birmania se nao me engano, tailandia, laos, vietnam e cambodja..e nesta zona tem o maior peixe de agua doce conhecido e isto nao e invencao, vende-se nos melhores restaurantes de BKK e da china, e o peixe gato gigante e qd atinge a maturidade pesa 300 kg e pesca-se tb a linha...alis na tailandia ate existem viagens organizadas para ver pescar e ir a pesca tb, nao dos deste tamanho mas mais pequeninos...30-40 kg +/-
No lado do laos estava (qd terminei o banho ja tinha acabado...) a acontecer uma coisa que ja conhecia mas nunca tinha visto, sao corridas de barco no meio do rio, sao barcos com 30 a 40 remadores a fazerem corridas ao logo da margem e por isso isto hoje e uma confusao (esta terrinha so tem uma rua.... e esta apinhada) e os barcos nao sao como as nossos...sao barcos que terminam com a cabeca de um dragao na parte e a cauda da retaguarda...
Bem ja contei muita coisa hoje...se nao fico sem nada para contar depois...
e verdade telemovel foi-se no laos, ate tailandia serve como despertador e para saber as horas por ai

Estatisticas do dia
5, 3 horas em cima da bicla - comprei uma protecao em silicone para o acento que me soube pela vida...a ultima viagem tinha sido dura
106 km percorridos
Vel media - 19,1 km/h
max 49,1
Km totais desde inicio 391

6 comentários:

carminho disse...

Carlinhios simplesmente fantastico!!!Entrares nas casa de pessoas desconhecidas, falares comelas, comeres da comida dlas, e por elas seres bem recebido é simplesmente emocionante!!, 391Km em cima da bicla tambem é obra! continua bem saudades mãe

carminho disse...

desculpa os erros. Não sei se já leste os meus comentarios? sigo atentamente a tua viagem Boa sorte beij.

Anónimo disse...

Olá Carlinhos:
Tenho seguido com atenção e muita inveja o teu périplo por terras tão remotas quanto apaixonantes. Adorava poder fazer o mesmo...
Um grande Abraço
Tio Manuel

anabela disse...

também queria...mas falta a coragem de partir, simplesmente. e há as amarras, fortes. o meu perfil? comprometida, também.

Maria disse...

Então Carlinhos!

Que grande aventura a tua!
Como reparaste estamos todos atentos. Boa sorte todos os dias.
Beijos,
Rosarinho

Carlos Matos disse...

Carlos:
espero que a aventura continue um sucesso.
Nós por cá já temos saudades!!
As obras na Rabaçosa recomeçaram esta semana.
O Tim-Tim é de longe o maior.
Beijos e felicidades do Teu Pai